"QUANDO EU SOLTAR A MINHA VOZ...
... POR FAVOR ENTENDA: QUE PALAVRA POR PALAVRA, EIS AQUI UMA PESSOA SE ENTREGANDO"
Joyce Santos é cantora, intérprete e compositora diamantinense; bacharel em humanidades pela UFVJM – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri; amante da poesia, da arte e apaixonada pela música popular brasileira. Tem como grandes inspirações para sua carreira artistas como Maria Bethânia, Ana Carolina, Chico Buarque, Caetano Veloso, Chico César, Zélia Duncan, D. Ivone Lara, Belchior, Elis Regina, Mercedes Sosa, etc.
Nascida na histórica cidade de Diamantina/MG, em 1994, Joyce Santos tem como inspiração para suas interpretações esses becos e vielas por onde já passaram João Gilberto, Milton Nascimento, o Clube da Esquina, e tantos outros talentos, (re)conhecidos ou não, com seus violões nas costas e as mentes cheias de ideias e ideais. Na cidade da Vesperata, da Seresta e da Serenata, não faltam inspirações para sua carreira musical!
Aos 6 anos de idade venceu sua primeira competição de canto no Dia das Crianças no “Mercado Velho”, em Diamantina. A partir de então sua paixão pelo canto, pela música e pela interpretação foi se revelando aos poucos, porém, com muita autenticidade, seriedade e com uma paixão que brilha em seus olhos quando está no palco e é claramente notada por todos que a ouvem. Junto com sua equipe já produziu alguns shows no Teatro Santa Izabel e em outras Casas de Shows, com os mais variados temas, dentre eles: “Joyce Santos - Versos Simples...” (2017), “Joyce Canta Elas” (2018), “Joyce Canta Eles” (2019), “Do Semba ao Samba” (2019/2020), “Caminhos” (2023). Participa também de projetos como o “Diamantina Musical”, um documentário/movimento musical com enfoque nos compositores diamantinenses. O projeto em que trabalha atualmente é o show “Rudezas” que vai unir o Sertão-Nordestino com o Sertão-Jequitinhonha através de canções e poemas de compositores do Vale e de compositores do Nordeste do país como Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Elomar, etc!
Além dos shows, Joyce também participa ativamente de Festivais de música, tendo angariado prêmios ao longo da carreira, como por exemplo, o de Vice-campeã no FESTIVALE (o maior festival de música do Vale do Jequitinhonha) que ocorreu na cidade de Couto de Magalhães de Minas, em 2024 com sua canção sobre o rio Jequitinhonha intitulada “O Rio que Fecunda a Vida”.
Seu trabalho autoral é composto por variados ritmos musicais, destacando sempre seu apreço por nossa cultura e brasilidade. Além das canções sobre o Vale do Jequitinhonha, região de onde a cantora vem e pela qual é apaixonada, também possui músicas como “Ser Mulher” no estilo Samba, que ressalta as lutas e as maravilhas de se pertencer a este gênero e “Recado aos Medos” um Blues composto no período da pandemia.
Joyce, que é autodidata, construiu uma carreira sólida baseada numa voz inconfundível e no seu toque especial que dá às canções, sejam elas sobre amor, sobre revolta ou sobre morte, dedilhadas ou com batidas fortes... Da criança ao idoso, todos se emocionam ao ouvir suas interpretações.
Amante da musicalidade, da teatralidade e das artes em geral, Joyce Santos ressalta a carga emotiva nas letras das canções e poemas que interpreta, valorizando a sonoridade poética enquanto matriz fundamental para a vivência sentimental e sensorial do belo e do bom através da musica!
